Artigos

Sobre a Compatibilidade da Concepção do Sistema do Instituto Rio Aberto Internacional e o de Constelações Familiares de Bert Hellinger

O Sistema Terapêutico do Instituto Rio Abierto, criado por Maria Adela Palcos e o de Constelações Sistêmicas Familiares, de Bert Hellinger promovem a cura do indivíduo como um todo (psiquismo, corpo e alma). Seus métodos são lastreados na visão de que o indivíduo, a família, grupos e culturas, a humanidade, são entes holograficamente integrados ao “Campo Energético Universal” (Conceito de Brennan, B.).

Movimento Vital-Expressivo (Rio Abierto) e Danças Circulares (Findhorn)

Este texto tem o objetivo de apresentar o método das Aulas de Movimento Vital - Expressivo que fazem parte do Sistema de Desenvolvimento Harmônico do Homem do Instituto Rio Aberto Internacional. Mostra ainda afinidades e especificidades do método em relação ao das Danças Circulares Sagradas, criadas nos anos 60 na Comunidade de Findhorn, Escócia, pelo coreógrafo Bernard Wosien. 

O texto evidencia de que modo o “Movimento Vital - Expressivo” é utilizado como etapa de mobilização psico - corporal preparatória de processos de expansão da autoconsciência, orientados para uma visão transpessoal. O método prepara grupos de participantes para processos psicoterapêuticos, socioterapêuticos, sociodramáticos, sistêmicos familiares e os organizacionais, dentre outros.

A Ética e a Gestão Pública

Este artigo foi apresentado como aula magna de um Curso de Reciclagem para membros de Conselhos de Administração de Empresas Estatais do Brasil, promovido pelo CENDEC/IPEA, em 1/8/1994. O índice de avaliação dos participantes foi: 94,7% de ótimo e bom quanto ao Conhecimento da Expositora acerca dos Assuntos Expostos, Clareza na Exposição e Qualidade dos Esclarecimentos aos Participantes. O texto foi posteriormente divulgado em cursos e palestras da autora na ENAP (Escola Nacional de Administração Pública), e em outros órgãos governamentais Federais e Estaduais, no período 1994-1998.

Bases para o Diálogo da Física Quântica com as Filosofias Espiritualistas e a Psicologia Transpessoal

Este texto tem por objetivo apresentar algumas das contribuições da física quântica que se constituem em portas importantes para o diálogo entre, de um lado a ciência, do outro a psicologia transpessoal e as filosofias espiritualistas.        

É baseado no trabalho de Amit Goswami*, físico teórico e professor da Universidade de Oregon-USA, atualmente pesquisador da Noethic Society-USA.