Insegurança frente à mudança profissional

H (nome fictício) procurou apoio terapêutico para realizar importante mudança. Com o objetivo de obter maior realização profissional, estava mudando de sua cidade para uma metrópole. Desejava ampliar horizontes, mas se considerava bem sucedida onde morava e dizia temer estar dando um mal passo. Embora a decisão estivesse tomada, iniciativas já em curso, H estava altamente ansiosa e seus sentimentos eram confusos, parecia lhe faltarem forças para fazer a passagem.

A terapia por constelações sistêmicas familiares, inicialmente lhe propiciou a clareza de que via essa metrópole como cidade de transição, pois sua real aspiração era mais ambiciosa, queria ir muito além, instalando-se noutro país.

Percebeu que ainda não estava pronta para assumir seus projetos, nem sequer para deixar a cidade de origem.

Precisou aceitar a perda dos clientes atuais e manifestar gratidão pelo que deles vem recebendo. A seguir se dispôs a liberá-los do vínculo com ela e pôde demonstrar confiança na capacidade de cada um de cuidar de si mesmo e de seguir caminho próprio. Mostrou-se essencial que H reconhecesse a força da vida recebida de seus pais e ascendentes, aos quais reverenciou e agradeceu. Acolheu seus medos de fazer a passagem de localidade como naturais. Confiante, H reviu a decisão de se fixar naquela metrópole e a confirmou. Esperançosa, contemplou as oportunidades da cidade com o coração aberto. Demonstrando respeito e humildade, se colocou disposta a se adaptar ao que for encontrando naquela cidade.

A aspiração de se estabelecer noutro país, percebeu como alvo a ser retomado no futuro.

Cerca de um mês depois, H deu testemunho de que estava fortalecida pela terapia de constelações, se adaptando aos ambientes da cidade, tomando novas atitudes. Percebia com alegria que caminhos profissionais estavam se abrindo para ela. 

Constelação Sistêmica por Seção Individual

Duração: Cerca de 2 horas

Facilitadora: Maristela de André