Cônjuges, Proprietários e Diretores de Empresa Familiar

A Questão: A cliente, senhora (A) apresentou suas angústias: “Qual o meu lugar? Estou em duvida sobre a decisão de desfazer a sociedade empresarial com meu marido (H)”. “Esta questão está afetando nossa vida profissional e também a familiar”.

Obs: o casal participou da seção individual de “coaching” sistêmico por constelações.

Histórico: A senhora (A) e o marido (H) eram sócios diretores de empresa fundada por eles, com uso de logomarca comprada do pai de (H). Ele era o filho mais velho, trabalhou muitos anos com o pai, que o via como sucessor. Desde que o pai falecera, (H) estava desanimado. A esposa (A) assumia a administração da empresa e (H) o "marketing". Embora a empresa fosse bem sucedida, desde então vinha tendo insucesso em concorrências. Dificuldades financeiras estavam preocupando muito o casal.

Constelações: Diagnóstico e Mudanças - A empresa contava com total suporte na diretora (A), mas esta aspirava sair para se dedicar a outros objetivos profissionais. O senhor (H) tinha interesse na empresa, mas estava depressivo e inseguro em assumi-la. Identificou-se que ele temia ser incapaz de atender às expectativas do pai, no sucesso da logomarca.

Foram realizadas cerimônias em que o pai de (H), reconheceu ter exigido muito do filho, como continuador de sua obra. O avô paterno de (H) tinha carinho pelo filho e pelo neto (H) e facilitou a harmonia entre ambos. O pai de (H) liberou o filho da cobrança, abençoou o filho nos seus caminhos próprios.

Resultados: (H) se sentiu bem presente e fortalecido, desejoso e confiante em liderar a empresa, com o apoio no gerente geral de produção e sustentação no corpo de funcionários e colaboradores. Fortalecido (H), a empresa seria beneficiada com uma liderança única, liberando a senhora (A). Esta manifestou alivio e confiança em construir novos rumos profissionais, esperançosa no fortalecimento da família, em conjunto com seu esposo.

Facilitadora: Maristela de André

Método: Constelação Sistêmica por seção individual

Facilitadora: Maristela de André