Perda Traumática, Mudança Profunda

Vilma (nome fictício), de 36 anos, procurou a psiquiatria com queixas de exaustão, desestímulo no casamento, marido deprimido. Estava hiperansiosa, irritada, confusa. Desejava voltar a trabalhar, mas cuidava do filho de seis anos compulsivamente. A Dra. Carmem tratou-a com florais e mobilização energética por frequências de brilho. Sugeriu constelações familiares, para liberar fatores familiares que restringissem seu equilíbrio emocional e autonomia psíquica. Num workshop de Constelações (com Maristela André e Flora C. Goto), Vilma identificou a origem de sua angustia e medo: a morte acidental de seu pai, seis anos antes, presenciada por ela, quando grávida do seu único filho.

A dor profunda, até então bloqueada, lhe trouxe imenso e demorada exaustão. Apoiada na terapia floral e de frequências de brilho, sua sensibilidade foi se desbloqueando, foi vindo a autoestima e leveza, a ansiedade crônica acalmou-se. Cinco meses depois estava disposta a viver a vida presente, então percebeu que atuava de modo dominador aos que a cercavam, sem se dar conta. Decidiu investir em novas mudanças. Num workshop de constelações familiares, Vilma reviveu a experiência traumática da morte do seu pai, pranteada por ela, a mãe e as irmãs. Foram feitas cerimônias de respeito dela pela mãe, com quem tinha dificuldades e de liberação consciente da alma do pai. A paz familiar foi fortalecida e posteriormente reforçada por cerimônia de desapego promovida por Vilma, com a participação da mãe e das irmãs. Ela passou a se sentir livre para falar do avô ao filho, ativando o vínculo da criança com o avô e os ancestrais masculinos, da mãe. Nos quatro meses seguintes Vilma foi apoiada por Maristela com quelação, aulas de movimento vital-expressivo, seções de psicoterapia e prosseguiu com a terapia floral com Carmem. Desde então, instalou um ateliê de artes plásticas e retomou a profissão, mostrava tranquilidade, clareza e determinação. Uma nova constelação familiar facilitou o fortalecimento do vinculo de casal e o esposo passou a se dedicar mais ao filho, o que antes era dificultado pela absorção excessiva da mãe. Da atividade de artesã e de professora de escultura em argila, passou a investir num curso de mestrado.

Facilitadoras: Maristela de André, contribuição da Dra Carmem Takeshita

Depoimento da Cliente:

“O uso de florais como apoio para equilibrar emoções, facilitando mudanças e novos desafios do cotidiano, já havia sido utilizado por mim em outros momentos, mas, no último ano é um elemento de grande auxílio. Conheci o trabalho de Constelações Familiares e participei de “workshops”, ministrados por Maristela e Flora colocando problemas para serem constelados. Este trabalho atuou no autoconhecimento e resolução de questões pendentes, as que me impediam de ir para frente com inteireza e centramento e que mexiam muito com minhas emoções e conteúdos interiores. Procurei aliar outras terapias a este grande processo de transformação.
Utilizei-me de Florais e de “Frequência de Brilho”, administrados por Dra. Carmem Takeshita. Com Maristela fiz Quelação, Terapia Individual e Grupo de Movimento Harmônico (Mét. Inst. Rio Abierto). Estas terapias alternadas foram se complementando com tranquilidade, em busca de equilíbrio.
Hoje acredito estar mais leve e harmonizada, graças a esta união de ações que proporcionaram mexer de maneira profunda, amparando o emocional.
Creio que consegui. Por estar disposta a aceitar as mudanças, houve grandes transformações em um curto espaço de tempo. Os resultados que alcancei são visíveis não só a mim, que me percebo mais tranquila diante do estresse cotidiano, como a familiares e amigos que também começam a me ver desta forma.
Percebo mudança em meu campo de energia, que possibilita a ocorrência de mudanças externas, muitas vezes admiráveis.”