Assessoria a uma empresária e consultoria a sua indústria de produtos alimentícios

A Cliente e Suas Questões 

Mulher de 37 anos. Originária de uma pequena cidade do interior do estado da Bahia, desejosa de fazer sua vida longe da família de origem. Migrara sozinha para a metrópole de São Paulo e conseguira realizar a façanha de criar e gerenciar uma empresa de pequeno porte. Sua formação escolar era de nível médio e estava cursando faculdade de direito. Fora treinada pela mãe na arte de dirigir um pequeno restaurante familiar. A empresa, com 12 anos de funcionamento, fornecia refeições a funcionários de empresas clientes, utilizando cozinha industrial instalada em cada cliente. 

A cliente se ressentia de muita solidão na vida pessoal, aspirava constituir família e ter filhos, dizia-se infeliz na escolha de parceiros, realizara vários abortos. Mostrava-se também angustiada com o futuro de sua empresa, fora competente em criar e em dirigir a empresa na etapa heroica. Agora era a etapa de fortalecimento estrutural como base para prosseguir crescendo. A empresária encontrava dificuldades em sustentar o desempenho da empresa e a sua expansão. Pretendia contar com uma estrutura organizacional estável que ela própria administrasse e ao mesmo tempo capitanear uma ampliação para novos clientes empresariais. Uma de suas aspirações era instalar cozinha industrial própria para atender aos operários de obras de Construção Civil. 

O Trabalho Realizado 

Na etapa inicial, foi essencial ao fortalecimento pessoal da cliente com o suporte de seções individuais de psicoterapia e algumas grupais, de Constelações Sistêmicas Familiares. Seu relacionamento conflituoso com a mãe e o emaranhamento com o pai, irresponsável para com a família, foram liberados. 

Foi também ministrada uma assessoria profissional que contribuiu para que a empresária identificasse problemas na gestão operacional, no sistema de abastecimento e na gestão financeira da empresa e decidisse adiar planos de expansão e focar sua atenção no fortalecimento da sua equipe e na reestruturação da empresa. 

Foi necessária assessoria sistêmica pessoal à dirigente, para a melhoria de seus processos decisórios. O processo de consultoria sistêmica à empresa se estendeu a cerca de 10 meses. O principal instrumento foi o de Constelações Sistêmicas Organizacionais, envolvendo a gestora e também sua equipe de colaboradores. Dentre os recursos de apoio utilizados constaram dinâmicas de grupo, jogos cooperativos e sociodramas. Foi importante a redefinição de princípios e de valores da empresa, a reestruturação e o fortalecimento da equipe inicial. 

Benefícios 

A empresária e diretora da empresa se tornou preparada para administrar conflitos com colaboradores e com clientes e para reestruturar administrativa e financeiramente a empresa. Houve exclusão de colaboradores e inclusão de novos, com perfil pessoal e profissional mais adequado às competências requeridas e aos valores da organização. Nossa consultoria fortaleceu na empresária a decisão de passar a utilizar sistematicamente parceiros externos: de consultoria financeira, de marketing e de arregimentação de pessoal. 

Um ano depois a empresa estava consolidada. Uma assessoria de “marketing” passou a trazer novos clientes e a implantação de novas cozinhas industriais já duplicava as receitas mensais do início da consultoria sistêmica. A proprietária estava em processo de aquisição de terreno para futuras instalações de cozinha industrial própria, visando ampliar o fornecimento de refeições “in loco”, para obras de Construção Civil. 

Durante o segundo ano, no âmbito da sua vida pessoal, a cliente já havia se reconciliado com sua mãe, com a qual tivera conflitos, havia se libertado de um emaranhamento sistêmico com o pai, havia construído pela primeira vez na vida um relacionamento estável com um homem e estava grávida do seu primeiro filho. Vinicius nasceu dentro de alguns meses depois deste relato. O casamento e a maternidade eram aspirações que a cliente manifestava desde o primeiro dia em que procurou o nosso apoio.