Programa de Qualidade da Vida e das Relações Interpessoais na ONG "Casa Maria de Nazaré"

O Programa: Os objetivos do programa são:

  • Autoestima e cuidados com a qualidade de vida dos 50 voluntários que atuam na ONG.
  • Melhoria das relações interpessoais dos que atuam na Casa Maria de Nazaré.
  • Expansão da consciência de si a nível corporal, emocional, mental e espiritual.
  • Melhoria da atuação da Casa no cumprimento de sua missão social.

O programa é promovido pelo Instituto DEP -Dinâmica Energética do Psiquismo, que o oferece à Casa Maria de Nazaré o programa, através de trabalho de terapeutas voluntárias que participam do Instituto DEP e foram formadas pela escola do Instituto. Esse programa pretende oferecer subsídios metodológicos à escola e propiciar aos alunos da escola a oportunidade de realizar trabalhos voluntários supervisionados, como parte dos requisitos necessários à sua formação como terapeutas transpessoais da escola.

O programa está sendo desenvolvido e executado pelas terapeutas Flora Chitose Goto e Maristela de André (terapeuta do Espaço Vila Nova).

O programa está em curso, iniciou-se em setembro de 2001. Em 2002 consta de 8 seminários vivenciais de 3 horas de duração. Neste ano já se iniciará a orientação de alunos da DEP em novos projetos similares, com base em programas como o da Casa Maria de Nazaré.

A metodologia é psico corporal, parte da expansão da vitalidade, da alegria, da flexibilidade do corpo, da manifestação de emoções, do contato afetivo através da dança, chamada "movimento harmônico". Segue para exercícios de comunicação e de apoio mútuo entre os participantes. Este programa é orientado para a dimensão espiritual da existência, para a sintonia com ideais, crenças e valores, harmonização de cada participante e do grupo com sua alma. Nos próximos módulos será mais enfático o recurso ao psicodrama, para trabalhar a dimensão psíquica e a da meditação para a dimensão espiritual.

Resultados Preliminares: Todos os participantes dos 2 seminários vivenciais de 2001 declararam que o programa está contribuindo para a melhoria das relações interpessoais das pessoas que atuam na Casa Maria de Nazaré, 94% apontaram a melhoria da auto estima e 83% o aprendizado do cuidado com a saúde.

A título de ilustração citamos algumas das manifestações de participantes:

"Com os exercícios corporais que aprendi me sinto cheia de energia, mais leve, alegre e em paz".

"Me fez ver o mundo ao redor de modo diferente. Vi que posso amar mais a mim mesma, ser útil, ajudar mais as pessoas".

"Aqui aprendi que quando tiver algo em mim me incomodando eu posso mudar. Não vou mais ser tão julgadora, vai ser mais fácil agora mudar minhas atitudes".

Cerca de 30 dos 50 voluntários participaram do 1o encontro de 2002, em 16/03/2002, o que foi considerado uma demonstração de interesse pela programação dos 8 encontros constantes do programa deste ano.

Duração: de Setembro de 2001 a Dezembro de 2002

Registro de responsabilidade de Maristela de André