Constelações Sistêmicas Organizacionais

Objetivo: Assessorar grupos de pessoas, empresas, instituições em geral, comunidades visando fortalecer os clientes na realização de seus propósitos, considerando o âmbito econômico, profissional, social. Inclui os envolvidos numa missão, tendo objetivos econômicos e sociais em comum.

A assessoria por constelações organizacionais visa concorrer para que a missão da entidade seja cumprida e os objetivos sejam atingidos, por processos compatíveis com os valores consensuados e que os benefícios atendam aos interesses de todos e aos da sociedade em que se insere entidade.

Aplicações: Relacionamento entre pessoas e grupos: entre acionistas, sócios, dirigentes, equipes, colaboradores, relacionamento com clientes, parceiros, fornecedores, comunidade em que se insere uma empresa, meio ambiente.

Resultados de empreendimentos: econômicos e sociais, satisfatórios para acionistas, sócios, proprietários, dirigentes, colaboradores, clientes, parceiros, fornecedores, sociedade.

Orientação de empreendimentos: decisões de negócios em geral. Exemplos: fusões, associações, parcerias, inclusão e exclusão de participantes, fechamento, entre outros. Orientação estratégica de empreendimentos, revisão de planos, novos produtos, novas marcas e reestruturação de empresas.

O Processo: iniciado por uma entrevista para identificar as questões do cliente, seus contextos, estrutura organizacional, sujeitos envolvidos nas questões focais. A segunda etapa é de realização de constelações sistêmicas organizacionais. A terceira etapa visa à integração do processo.

Por vezes, são necessárias várias constelações organizacionais; eventualmente recomenda-se também uma constelação familiar para algum dirigente; ainda como um processo complementar é recomendável “coaching” para dirigentes.

Clique e acesse nossa proposta sobre os fundamentos teóricos do método.


Depoimentos:

Comentários

 
#5 Curso para Agentes de Mudança do Governo de BrasíliaAlunos do Curso IDR / 1996 23-08-2012 16:16
1° depoimento:“O curso é de uma validade imensurável para expansão, o crescimento da sensibilidade e da percepção de meu ser e de minhas relações com os demais. É necessário saber lidar com quem somos para poder nos dar àqueles que tenham disposição de aprender a ser. Por meio dele tenho aprendido maneiras de sistematizar o processo de interiorização do homem por ele mesmo. O curso não tem fim, o processo de aprendizado não termina, o próprio homem é um processo permanente.”
2° depoimento:“Este é um trabalho de mudança inserido no contexto, não é uma aula de dança ou teatro fora do contexto, daí sua grande capacidade transformadora.”
3° depoimento:“O trabalho ensinado pelo curso é ousado, a mudança social vai acontecer, ela ocorre quando você coloca sua alma no trabalho, na mudança.”
4°depoimento:“Esta proposta traz a alegria e a brincadeira da criança e os temas do adulto.”
5° depoimento:“Vejo agora que para construir a democracia e preciso ir mais fundo do que eu supunha, tanto na mudança pessoal como na coletiva. Estou menos do contra, menos polêmico, sempre fui assim.”
6° depoimento:(médico, diretor de hospital público): “O que mais recebi neste curso foi amor, ficou a sensação de ser amado. Apliquei o que aprendi no hospital, com minha equipe. Isso passou a me aproximar mais pessoalmente de todos, e eles entre si. Conversas espontâneas surgiram, temas sobre os quais era impossível conversar. Temos hoje um melhor relacionamento, estamos mais focados nos problemas do hospital e em soluções construtivas.”
 
 
#4 Síntese: Evento vivencial corporativoParticipantes da Glenmark / 2012 23-08-2012 16:15
“As vivências atenderam plenamente às nossas expectativas”.
Os participantes consideraram ótima a qualidade e a adequação dos eventos ao propósito do fortalecimento da equipe, destacaram seu impacto positivo na integração da equipe.
 
 
#3 Diretor na Classe ServiçosIvan Bertagna / 2011 - Via LinkedIn 22-08-2012 14:47
“E aprovo o trabalho da Maristela de André. Pessoa honesta e séria. Em seu desempenho profissional posso dizer que ela é muito eficiente como: apoio psicoterapêutic o individual, constelações sistêmicas familiares, constelações sistêmicas de apoio a decisões profissionais (coaching), constelações sistêmicas organizacionais (inclui diagnóstico e decisões no âmbito de grupos)”
 
 
#2 Consultora - Pensamento Sistêmico - Constelação SistêmicaCornelia Benesch / 2011 - Via LinkedIn 22-08-2012 14:46
“Conheci a Maristela há 8 anos no treinamento de constelações. Tempo depois da formação definimos entre algumas pessoas de fazer um grupo de estudo em relação ao trabalho de constelações sistêmicas. Esse grupo constituído se encontra 1 vez por mês faz cerca de 4 anos. A convivência com ela nesse tempo me faz dizer: Maristela foca no cliente, o cliente está no primeiro lugar. Ela estuda continuamente e aumenta a capacidade para poder atender o cliente da melhor forma. Como amiga e também cliente admiro a dedicação, a sinceridade e a capacidade. O que a Maristela sabe, ela compartilha. Crescimento e crescimento em comum está em primeiro lugar. Muita obrigada Maristela, como cliente e amiga, confio 100% em você e no seu trabalho.”
 
 
#1 Programa: Casa Maria de NazaréParticipantes do Evento / 2002 10-08-2012 18:10
"Com os exercícios corporais que aprendi me sinto cheia de energia, mais leve, alegre e em paz".
"Me fez ver o mundo ao redor de modo diferente. Vi que posso amar mais a mim mesma, ser útil, ajudar mais as pessoas".
"Aqui aprendi que quando tiver algo em mim me incomodando eu posso mudar. Não vou mais ser tão julgadora, vai ser mais fácil agora mudar minhas atitudes".