Aulas Semanais de Movimento Vital Expressivo

  • Imprimir

ampliando a respiração, a vitalidade, o alongamento, a flexibilidade, a mobilidade. A mente se libera e o corpo acorda, emergem o prazer e a espontaneidade de se expressar pelo movimento prazeroso do corpo.

 

As melodias estimulam a manifestação de personagens internos, emoções e sentimentos vão fluindo. Cresce a percepção do corpo e de emoções, a consciência de si, a percepção dos demais. Amplia-se a espontaneidade no relacionamento entre as pessoas, com alegria, criatividade, afetividade, companheirismo. A aula inclui momentos de relaxamento, de meditação e breve compartilhamento das experiências.

Para quem e como participar: As melodias estimulam a manifestação de personagens internos, emoções e sentimentos vão fluindo. Cresce a percepção do corpo e de emoções, a consciência de si, a percepção dos demais. Amplia-se a espontaneidade no relacionamento entre as pessoas, com alegria, criatividade, afetividade, companheirismo. A aula inclui momentos de relaxamento, de meditação e breve compartilhamento das experiências.

Oferecemos, em parceria com Luiza H. Amaral e Andréa Lima, em nome do Sistema Rio Abierto, um programa de aulas para doentes mentais, do CAPES - Itaim, Prefeitura de S. Paulo (5as feiras, 10h-11h, no Parque do Povo).

Resultados: Revitaliza, fortalece e flexibiliza as funções orgânicas, os sistemas articular, muscular, circulatório, neurológico e glandular. Traz mobilidade e reduz dores corporais. Contribui para a cura de depressão, ansiedade, hipertensão e de comportamentos compulsivos. Estimula o cultivo da autopercepção, autoestima, concentração, equilíbrio dinâmico e presença atenta. Estimula o cultivo da alegria, paz, esperança, de atitude tranquila e sustentável.

 

Vivências Baseadas no Movimento Vital-Expressivo

 

São oferecidos eventos específicos baseados nas Aulas de Movimento Vital Expressivo, para ampliar a vivência de temas das aulas, tais como: espontaneidade, autoexpressão em grupo, manifestação de personagens interiores, comunicabilidade. Incluem compartilhamento de experiências entre os participantes. Os objetivos de cada evento se cumprem nele mesmo. Dinâmicas de grupo, jogos cooperativos e sociodrama podem contribuir também. Sua duração é em geral de 3 a 4 horas. O local pode ser o Espaço Vila nova ou noutras instalações. O Evento Pulsar é um exemplo. Ampliou a aula de Movimento para livre expressão corporal de personagens, improvisando movimentos. Realizou uma integração entre participantes dançantes e os músicos, que executaram peças musicais de improviso.