RELAÇÃO DE CASAL: O QUE CADA PARCEIRO ESPERA DO OUTRO

 

O que o homem necessita da mulher: (1) que ela se sinta de bem consigo mesma e aí o homem se sente seguro. A mulher tem uma experiência de vida mais ampla do que ele, ela vive o passado, o presente e o futuro, vive a vida e a morte. Isso traz paz ao homem. Ele se move de uma maneira direta, linear, no presente, orientado para atuar, agir, no mundo. (2) a mulher precisa ser visionaria, ela sabe apontar rumos e ele abrir caminhos em direção a tal visão. O homem serve à mulher seguindo a visão dela, a mulher segue o homem nessa direção. (3) para o homem, ela deve se sentir autônoma, não pode ser uma dependente emocional dele.

O que a mulher necessita do homem: (1) que ele seja divertido, engraçado. Como ele vive no presente a mulher se sente mais leve. Ela tende a acolher e a absorver a dor, para ela o homem “quebra a dor”. (2) que ele seja claro, assertivo, objetivo. A mulher se sente aliviada quando o homem escolhe por ela e lhe apresenta o mundo como algo simples. (3) Ela quer ser admirada, valorizada, quer nele um bom amante, para que ela se sinta plena. A mulher tem consciência de que é inteira sem o homem. Num bom encontro com o homem ela se sente ainda mais plena.

Encontros e desencontros: A paixão se esgota se o homem e a mulher não conquistam sua independência das influencias inconscientes que receberam da família de origem. A mulher deixa de ser sentida pelo homem como um porto seguro e o homem deixa de ser sentido por ela como divertido. Sem o porto seguro ele perde a leveza, que a atraia. A mulher é, em geral, a primeira a se dar conta quando um relacionamento termina.

Dan Booth Cohen, livro I Carry Your Heart In My Heart, ed. Carl-Auer, 2009