Visão Sistêmica Transpessoal de Questões Sociais, nos Anais do Congresso do IAGP ( International Institute for Group Psychoterapy and Group Processes), 2006, e no Site Rio Abierto - por Maristela de André

 Publicado: Congresso do IAGP (International Institute for Group Psychoterapy and Group Processes), 2006

Publicado: no Site do Instituto Rio Abierto

 

 Workshop: Visão Sistêmica Transpessoal de Questões Sociais 

Uma Terapia de Grupo baseada na Dinâmica Energética do Psiquismo, Instituto Rio Abierto, Sociodrama e em Constelações Sistêmicas de Bert Hellinger

 

 O OBJETIVO DO WORKSHOP

Demonstra método que permite a um grupo de pessoas, comprometidas com um problema de interesse coletivo, se capacite a ampliar o olhar a nível transpessoal, a acessar visões intuitivas sistêmicas, includentes e harmonizadoras. A experiência pretende transcender o diagnóstico, tais visões têm o poder de afetar consciente e inconscientemente cada pessoa, que passa a sentir-se potente e estimulada a orientar sua atuação pela nova percepção.

 Publicado: Congresso do IAGP (International Institute for Group Psychoterapy and Group Processes), 2006

Publicado: no Site do Instituto Rio Abierto

 

 Workshop: Visão Sistêmica Transpessoal de Questões Sociais 

Uma Terapia de Grupo baseada na Dinâmica Energética do Psiquismo, Instituto Rio Abierto, Sociodrama e em Constelações Sistêmicas de Bert Hellinger

 

 O OBJETIVO DO WORKSHOP

Demonstra método que permite a um grupo de pessoas, comprometidas com um problema de interesse coletivo, se capacite a ampliar o olhar a nível transpessoal, a acessar visões intuitivas sistêmicas, includentes e harmonizadoras. A experiência pretende transcender o diagnóstico, tais visões têm o poder de afetar consciente e inconscientemente cada pessoa, que passa a sentir-se potente e estimulada a orientar sua atuação pela nova percepção.

FUNDAMENTAÇÃO DO TRABALHO

 FUNDAMENTAÇÃO DO TRABALHO 

 

É um trabalho terapêutico e pedagógico que tem por objetivo promover processos de desenvolvimento humano, a partir da expansão da autoconsciência de pessoas e de grupos, na construção da “consciência do organismo total” (Wilber, K.).  Tal consciência é natureza transpessoal (Groff, S.) e indica uma percepção holográfica da existência do homem e da Natureza (Goswami, A). Apenas o ser humano integral (organismo total, Wilber, K.) tem a capacidade de tomar consciência e de sustentar mudanças de paradigmas. Para a emergência de uma visão transpessoal é importante a mobilização vital, psíquica e espiritual das pessoas (Basso, T., Pustilnik, A., Palcos, M. Adela); ativar a aptidão de afetar e ser afetado (Moreno, J.L., Espinosa); realizar a harmonização do grupo (Basso, Pustilnik, Palcos). 

O PROCESSO

 O PROCESSO 

 

Na primeira etapa mobiliza-se a energia vital e se promovem processos psico-corporais que ampliam o padrão vital, a flexibilidade e disposição de adaptação em situações diversas. As pessoas são estimuladas a fluir livremente pelas polaridades do universo psíquico (Palcos, M. Adela), ampliando a disponibilidade de afetar e de ser afetado, favorecendo assim a qualidade dos encontros (Moreno, J.L.; Espinosa). Esta etapa as capacita a manifestar aptidões para ocupar papéis sociais, a serviço de recriar padrões éticos. Na segunda fase, forma-se um campo energético grupal (Palcos, M.A., Basso, T., Pustilnik, A.), adota-se uma questão de interesse coletivo e, em estado meditativo o grupo acessa visões intuitivas sistêmicas, holográficas acerca dela. Busca-se superar medos de se entregar ao estímulo da imensa potencia transformadora que emerge dessas visões. Vêm à tona faces ocultas da realidade, identifica-se o núcleo de conflitos humanos. Feridas são curadas, ódios se dissolvem, desesperos são liberados. Ampliada a autoconfiança, a esperança e a compreensão amorosa, emergem soluções criativas para o problema. Os que se deixam afetar são fortalecidos na coragem de se engajar em ações socialmente includentes e harmonizadoras (Hellinger, B; Weber, G; Gricksch, M).

ESCOLAS DE REFERÊNCIA

 

ESCOLAS DE REFERÊNCIA: DEP - Dinâmica Energética do Psiquismo (Basso,T. e Pustilnik, A.); Instituto Internacional Rio Abierto (Palcos, M.A.); Role Playing de Psico-Socio Drama (Greeb, M.); Associação Internacional para Soluções Sistêmicas Bert Hellinger (Dr.Weber, G.; Schneider, J.; Lorenz, W.; Gricksch, M.). 

VERSÃO EM INGLÊS

 

IAGP2006

TRANSPERSONAL OUTLOOK OF SOCIAL PROBLEMS

A Group Therapy Supported by Energetic Dynamics of Psyche, Instituto Rio Abierto,

Psychodrama and Systemic Constellations of Hellinger, B.

 

OBJECTIVES: to experience a group process toward self-knowledge and understanding of others; to renew group and individual awareness of social issues, both earnest and complex; to identify systemic harmonizing solutions; to strengthen groups toward affirmative, consistent, and committed action. 

METHOD: a therapeutic and pedagogical process. It is both experiential and reflexive, encompassing the following dimensions of being: physical, psychological and mental. It is extensive to “transpersonal experience” (concept according to Grof, S. Beyond the Brain. Albany, SUNY Press, 1985, pg 129). 

The starting stage of the process consists of the preparation of body and mind, by mobilizing the vital energy and the enthusiasm, stimulating psyche flexibility, freedom to flow through emotional polarities and willingly interact with others and by harmonizing the group (Palcos, M. A.; Basso, T.; Pustilnik, A.; Moreno, J.L.). This Stage prepares people to be flexible, to feel the will and confidence to engage in social tasks with the disposition of creating ethical patterns.  

At a second stage, after establishing an energetic field, an issue is adopted as the focus for the group and it is supported to access intuitive holographic views of it. Hidden fears, pains, resentments, conflicts are identified and liberated; the group may access systemic perspectives of an all-inclusive and harmonizing kind. 

The experience transcends the diagnosis of the problems involved, for the transpersonal systemic views have the power to affect both consciously and unconsciously each of the participants. They may feel stronger, hopeful and compassionate. Once they allow themselves to be involved by the power of the transpersonal views, they feel stimulated to commit themselves to the issue. The process demonstrated in the workshop is suitable for people committed to a common project at an emotional and actual level, and has been used as a tool for the orientation of institutional staff in both private and government agencies, specially within the health, education and social sectors. 

SCHOOLS OF REFERENCE: Dinâmica Energética do Psiquismo (Energetic Dynamics of Psiche), a transpersonal oriented school of Basso,T. and Pustilnik, A.; the Instituto Internacional Rio Abierto, a psycho corporal school of Palcos, M. A.; the Role Playing School; a school of psycho – social drama, of Greeb, M.; the courses of the Associação Internacional para Soluções Sistêmicas, segundo Bert Hellinger (International Association for Systemic Solutions, by Bert Hellinger´s method), professors Dr. Weber, G.; Schneider, J.; Lorenz, W.; Gricksch, M..

AUTORA

Maristela de André 

Terapeuta psico-corporal (CRT. 24962), psico-socio-dramatista e transpessoal, pós-graduanda em psicologia transpessoal, graduada e mestre em áreas de ciências exatas (CREA 0619677303).