R. Coronel Arthur de Paula Ferreira, 59 / Conj. 13 - Vila Nova Conceição

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Altas habilidades/ superdotação e inteligência: breves discussões

O presente artigo trata da temática das Altas Habilidades/Superdotação- AH/SD e a inteligência. Visando discutir conceitos e clarificar algumas opiniões sobre o assunto, apresenta um breve histórico do conceito sobre inteligência e como as suas diversas traduções foram influenciando a forma com que compreendemos hoje as AH/SD no mundo e em especial na educação brasileira. Tendo por base a Teoria Triádica de Renzulli, busca analisar a área e sua imbricação na educação à luz do interacionismo de Wallon e Vigotski. Palavras-chave: Altas Habilidades, Superdotação, inteligência.

 

 

INTRODUÇÃO

Neste texto discutiremos algumas questões que perpassam a área das AH/SD, quais sejam: a sua complexa conceituação, a visão plural do construto inteligência e a imbricação desses dois campos no atendimento dos alunos nesta condição. Intencionamos com este breve estudo, apontar a importância de discussões amplas sobre o tema para melhores direcionamentos quanto ao atendimento deste público alvo da Educação Especial: os alunos com AH/SD.

Em um breve panorama discutiremos marcos históricos das políticas públicas na Educação Especial relativas ao atendimento a este alunado. Para tanto, lançamos mão das controvérsias causadas pelas diversas terminologias e conceituações de AH/SD e inteligência utilizadas nesses textos legais.

A ancoragem em bases interacionistas nos conduziu à Teoria Triádica de Renzulli que, embasando o nosso entendimento de atendimento educacional aos alunos com AH/SD, nos impulsiona a aprofundar as discussões neste campo.

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Altas habilidades/superdotação e inteligência: breves discussões

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